Mobiliário Urbano Compreensivo à Diversidade de Uso


Seguindo a tendência da globalização, os esportes urbanos estão cada vez mais presentes no cotidiano de muitas cidades e competições esportivas, como no caso do skate street, que já ganhou espaço na maior competição esportiva mundial, as Olimpíadas, em que o Brasil possui grandes chances de conquistar medalhas com nossos atletas. Porém, em grande parte dos municípios brasileiros não existem infraestruturas adequadas e os atletas não encontram outra alternativa se não praticarem em locais inadequados, muitas vezes causando acidentes, danos ao patrimônio público e consequentemente alguns olhares preconceituosos frente às modalidades e esportistas em contexto, entre outros.

Visando solucionar estes problemas relacionados com a falta de infraestrutura adequada para a prática de esportes urbanos, o Designer e BMX Joel Duarte Ferreira projetou e produziu o Mobiliário Urbano Compreensivo a Diversidade de Uso.

Um mobiliário urbano que pode ser utilizado para sentar, praticar diversas modalidades esportivas, além de decorar parques e praças com um visual moderno e acolhedor.

Projetado e produzido na Universidade Federal de Santa Maria localizada no centro do Rio Grande do Sul, ele é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Desenho Industrial de Joel. Para chegar a este resultado, um dos métodos utilizados pelo Designer foi ir a campo para coletar informações dos esportistas locais nas modalidades de BMX, Skate e Roller, além de uma ampla pesquisa referente a uma configuração física que proporcionasse segurança aos atletas e demais usuários, sem prejudicar as performances esportivas, e possível de ser produzido em escala industrial.

O produto já foi testado por praticantes de BMX da região e teve uma ótima aprovação, além de receber nota máxima da banca de professores universitários que avaliaram o trabalho. Agora as demais modalidades aguardam a instalação do mobiliário em local apropriado, que está sendo adiada devido à pandemia.

Joel está ansioso para a instalação de seu produto e disposto a apresentar sua solução às empresas construtoras de pistas de esportes radicais, fabricantes de pré-moldados e prefeituras, para que possa solucionar em escala industrial os problemas de tantos esportistas urbanos existentes pelo Brasil e quem sabe no mundo, contribuindo para o crescimento das modalidades, desenvolvendo novas frentes de trabalho relacionadas aos esportes que possam gerar emprego e renda a muitas famílias.

insta: @joelduarteferreira e-mail joelferreirabmx@hotmail.com Face: facebook.com/joel.duarteferreira


Materia sugerida por: Fabiano Garcia Texto e Imagens: Joel Duarte Ferreira