
Você já ouviu falar em “INVESTMENT CASTING” ?
Duas palavras que você encontra com muita facilidade ao fazer uma pesquisa sobre peças de BMX. Trata-se de um processo de fabricação muito interessante que vem sendo adotado por muitas marcas de BMX em seus produtos.
Mas o que é na verdade o "INVESTMENT CASTING"?
O principio do “Investment Casting” é um processo de FUNDIÇÃO, método usado há mais de 5.000 anos, no molde de diversos matérias, como o aço por exemplo.
Basicamente uma peça é inteiramente formada dentro de um único molde. Já o “Investment Casting” é uma técnica de fundição um pouco mais complexa, capaz de forma as peças com uma riqueza de detalhes e acabamento incríveis, dentro e fora da peça.

Esta técnica é responsável pela a produção dos mais variados tipos de produtos, que vão desde o setor automobilístico até a produção de armas, brinquedos, maquinas etc.
Método também usado há muito tempo pelas marcas de bicicletas. Componentes responsáveis pela junção de peças com materiais diferentes como carbono e alumínio, cr-mo e alumínio apelidados de cachimbos, e não só isso é claro.

Nos dias de hoje ouvimos muito falar neste método sendo usado em peças de BMX. Assim como cada segmento o “Investment Casting” tem seus propósitos que podem ser muitos como aumento de produtividade, redução de custo em larga escala, facilidade de produção e até mesmo estéticos.
No BMX este processo de fabricação tem três propósitos muito importantes que vão fazer você repensar as forma de escolher uma peça.
1° Um dos pontos mais críticos de uma peça é a região da solda, este problema se agrava quando esta solda é feita em pontos que recebem um numero maior de impacto, como as extremidades de um quadro ou a gancheira de um garfo ou pedivela. Com o sistema “Investment Casting” a solda é transferida para uma região menos critica, com um menor índice de impacto e estresse.


2° A peça como sistema “Investment Casting” pode ser desenvolvida detalhes de resistência pontuais, exatamente onde realmente é necessário. E também com detalhes de alivio onde não prejudica a resistência da peça, promovendo um equilíbrio entre leveza e resistência, muito importante para o BMX nos dias de hoje.

3° A liberdade de poder criar um design exclusivo, com detalhes únicos que lembram a marca um simples detalhe.

Basicamente o processo de fabricação “Investment Casting” se resume a isto, é claro que muitos outro procedimento são fundamentas para o sucesso de um projeto com este. Material correto usado na fundição, tipo de solda, tipo de tudo, tratamento térmico etc.
A única desvantagem talvez seria o valor de uma peça com este sistema, para uma marca o custo de desenvolver cada ferramenta de molde para cada detalhe é bastante alto para o numero pequeno de venda, ainda mais nos dias de hoje que a cada 6 meses um novo produto esta sendo criado. Mas enfim, acredito que os benefícios são muito relevantes e acaba valendo o preço.
Espero que você tenha curtido esta matéria, se curtiu, compartilhe e passe a diante este conhecimento.